O Agronegócio sustentável no Brasil, nos últimos anos, vem se destacando nas práticas de sustentabilidade aplicadas dentro das suas ações, não visando apenas lucro ou produtividade para o agricultor, mas também considerando condições de preparação e condicionamento do solo e mecanismos agrícolas, pensando na redução do impacto ao meio ambiente.
Atualmente, com a implantação de habilidades sustentáveis no campo, vai consolidando-se cada vez mais nos mercados, a procura dessa atividade pelos produtores rurais. Com o aumento da população mundial, vão surgindo novas tecnologias, como também a crescente necessidade de mitigar os impactos causado pela sua produção, tornando os trabalhos agrícolas mais modernos, responsáveis e, consequentemente, não prejudicando a lucratividade do agronegócio.
O Brasil nos últimos 50 anos, está desenvolvendo um modelo de agricultura tropical baseado em pesquisa e inovação, permitindo que ocupe o terceiro lugar em número de maior exportador global de alimentos, fibras e bioenergia do país. Possuímos o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), que foi criado em 2010, oferecendo uma linha de crédito e financiando as práticas sustentáveis. No período de dez anos, essa ação conseguiu implantar seis tecnologias descarbonizantes em mais de 52 milhões de hectares, evitando assim o lançamento de mais de 170 milhões de toneladas de carbono na atmosfera. A meta é utilizar esses recursos em 72 milhões de hectares e reduzir a emissão de carbono em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030.
Existem alguns pontos importantes para os estudos de sustentabilidade na agricultura. Esses conhecimentos são aplicados visando reduzir o impacto da atividade agrícola no meio ambiente, garantindo a produção de alimentos saudáveis, a manutenção da saúde do solo e da biodiversidade local.
Podemos destacar os benefícios sustentáveis na agricultura, como por exemplo:
- Agricultura de conservação;
- Uso eficiente de água;
- Manejo integrado de pragas;
- Uso de fertilizantes orgânicos;
- Agricultura de precisão;
- Rotação de culturas;
- Conservação da biodiversidade.
Portanto, ao implantar as práticas sustentáveis no agronegócio, os resultados obtidos serão importantes, seguirão contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente, como reduzindo os custos de produção, melhorando a qualidade dos alimentos produzidos, a saúde humana e a sustentabilidade econômica do agricultor.
Reginaldo Almeida
Eng. Ambiental e Sanitarista
Auditor e consultor Ambiental
Diretor Técnico da ECOLBIO – Consultoria, Assessorial e Projeto Ambiental