Por que sua empresa deve ter uma Certificação Socioambiental – Selo Verde?

O Selo Verde – Certificação Socioambiental é um programa de certificação voluntária, com a finalidade de avaliar as boas práticas ambientais que são aplicadas pelas empresas ou organizações, com base no tripé da sustentabilidade. Esse modelo de certificação não converge com a ISO, contudo, as organizações podem obter os dois processos, sem um interferir no outro.

Sobre tripé da sustentabilidade, é definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.

O Desenvolvimento Sustentável demanda um esforço conjunto para a construção de um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e do planeta. Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente, portanto, esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades.

As Certificações Socioambientais Selo Verde, são denominadas por alguns como “Marketing Verde”, por promoverem a imagem da empresa ou organização junto a sociedade, como uma instituição preocupada com a preservação e conservação do meio ambiente.

É notório que cada vez mais os consumidores estão procurando consumir produtos ou serviços de empresas que tenha responsabilidade socioambiental, entretanto, os Selos Verdes, possuem uma relação direta com o “Marketing Verde”, contudo, o objetivo principal será sempre o de avaliar as boas práticas de sustentabilidade aplicadas pelas empresas, com o foco de reduzir os impactos negativos em  seus processos de produção.

Atualmente, no Brasil, existem várias organizações que realizam auditoria para certificação. Essas organizações são credenciadas e auditadas pelo poder público, anualmente, portanto, as auditorias são realizadas por certificadoras idôneas que já vêm atuando no mercado há muito tempo, sendo reconhecidas pelo trabalho de qualidade e responsabilidade no momento de emitir o Selo Verde.

A OSCIP ECOLMEIA, é uma das certificadoras existentes no país, credenciada e auditada pelo Ministério da Justiça – MJ. Possui metodologia própria, patenteada no INPI desde 2011, com 157 organizações certificadas com o Selo Verde – ECOLMEIA, dentre elas 15 são empresas públicas, e as demais estão divididas entre Universidades, empresas privadas, associações e cooperativas de trabalhadores.

 

Categoria do Selo Quantidade
Diamante 3
Ouro 69
Prata 35
Bronze 0
Produção Natural (Orgânica) 1
Solução Sustentável 32
Evento Sustentável 17

 

Polícia Ambiental – Policia Militar de São Paulo
Pitú
CODEVASF

O Selo Verde – ECOLMEIA, é concedido às organizações que se habilitam voluntariamente a passar pelo processo de auditoria, que ao final da consolidação das evidências. A empresa será enquadrada numa categoria dos selos, com validade de 2 (dois) anos, contudo, ao final do período a empresa será novamente auditada e reclassificada conforme resultado da nova auditoria. Os selos são classificados conforme sua natureza.

  • Diamante: (integrado) Todas as características da categoria Ouro, multiplicadas entre, no mínimo, mais três parceiros (clientes/fornecedores), de grupo distinto e/ou aplicação direta de auditoria específica para esta categoria.
  • Ouro: (extensivo) Todas as características da categoria Prata, porém suas ações socioambientais se multiplicam e atingem colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade do entorno, a Sociedade como um todo.
  • Prata: (sistemático) Desenvolve suas atividades e/ou processos produtivos com favorecimento das expectativas socioambientais internas e fiel cumprimento da Lei.
  • Bronze: (incompleto) Inicia o processo de concessão do selo e busca, inicialmente, desenvolver suas atividades com a meta socioambiental.
  • Produção Natural (Orgânica): Para ser considerado um produto natural, este deve ser produzido utilizando como base do processo, os princípios das práticas sustentáveis que contemplem o uso responsável dos recursos naturais, respeitando as relações entre o homem e o meio ambiente.
  • Solução Sustentável: A Organização ou pessoa que demonstrar na teoria e na prática uma solução mais viável a qual antecede, seja na eliminação, redução, reutilização ou reciclagem, no contexto ambiental, social e econômico.
  • Evento Sustentável: Evento que promove suas atividades, no conceito e na prática, buscando a minimização dos impactos ambientais negativos na realização de eventos, do planejamento à desmontagem, bem como ser um multiplicador deste conceito ao seu público e colaboradores.

Benefícios da empresa certificada pelo Selo Verde:

  • Redução de até 10% do valor investido na certificação, pela implantação do Relatório de Melhorias e Soluções elaborado após a auditoria.
  • Dedução no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas até o limite de 2% sobre o lucro operacional.
  • Cumprimento dos dispositivos legais (Legislação Ambiental) evitando pagamento de multas e ações judiciais.
  • Atração de novo nicho de mercado de consumidores mais exigentes com as questões socioambientais.
  • Enquadramento para implantação de ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030/ONU) conforme o perfil das atividades desenvolvidas pela Organização.

 

Portanto, diante de tudo que foi descrito, é notório que uma organização certificada, além de proporcionar o equilíbrio ambiental, responsabilidade social, e ganho financeiro, também eleva a visibilidade da sua marca como uma organização amiga do meio ambiente, e que se compromete com as boas práticas socioambientais.

 

 

Reginaldo Almeida

Auditor e consultor Ambiental

Diretor Técnico da ECOLBIO – Consultoria, Assessorial e Projeto Ambiental

Auditor Selo Verde da OSCIP ECOLMEIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *