Auditoria Ambiental
O processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a este, estão em conformidade com os critérios de auditoria.
Auditoria ISO 14001
A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando a sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda servir de subsídio para uma análise intra ou externamente da conformidade entre esta certificação e uma autodeclaração de um empreendimento e, por fim, mas não menos importante, tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente.
Auditoria ISO 45001
É uma norma ISO para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO), publicada em março de 2018. O objetivo da ISO 45001 é a redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental.
Auditoria ISO 9001
ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
É um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Consultoria e Assessoria
O trabalho do assessor envolve a realização de tarefas para empresas que têm necessidades operacionais. Por isso, costumam ter maior envolvimento com o negócio e menor independência. Os consultores avaliam as atividades e indicam as soluções, mas sem se envolver na realização, que é feito pela empresa contratante.
Diagnóstico Ambiental
É um estudo de impacto ambiental através de um conjunto de ferramentas e estratégias que consiste na avaliação de todas as características ambientais de uma determinada área ou empresa.
Elaboração de Passivo Ambiental
Esta Parte da ABNT NBR 15515 estabelece os procedimentos para avaliação preliminar de passivo ambiental, visando a identificação de indícios de contaminação de solo e água subterrânea. Conduto, esse estudo está dividido em três partes:
- Parte 1: Avaliação preliminar
- Parte 2: Investigação confirmatória
- Parte 3: Investigação detalhada
Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
É um relatório técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras. Por estas razões, é um importante instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA).
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
Conhecido como EIV, é uma ferramenta que serve como meio preventivo a danos ambientais na vizinhança, assim compreendida os residentes no local do empreendimento e seu entorno, bem como aqueles que por ali transitam.
Geoprocessamento e Sensoriamento remoto
É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.
Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC)
É o conjunto de ações de identificação, caracterização e implementação de medidas de intervenção em AC localizadas em uma região de interesse, com o objetivo de viabilizar o uso seguro proposto ou implementado em cada uma delas, culminando na sua classificação como Área …
Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Doméstico; Hospitalar e Industrial)
A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo.[1] [2] Tem como finalidade reduzir a geração de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de geração de resíduos, e o seu Impacto ambiental, por meio da destinação correta dos resíduos gerados pelo homem.
Inventário Florestal
É a aplicação de técnicas de medição para se obter informações das espécies existentes numa determinada área. Com ele se obtém informações a respeito da cobertura vegetal e exprime características qualitativas e quantitativas de espécies distribuídas em florestas.
IPTU Verde
É um programa que concede descontos, mas apenas para o proprietário que adota as práticas sustentáveis que o programa apoia. Se você tem uma propriedade urbana e deseja adotar práticas sustentáveis, saiba que pelo IPTU Verde a recompensa por essa atitude será desconto no tributo.
Licenciamento Ambiental
É um instrumento utilizado pelo Brasil com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente. Este instrumento, o licenciamento ambiental, é um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental.
Monitoramento Ambiental
Consiste num conjunto de observações e medições de parâmetros ambientais, de modo contínuo ou frequente, podendo ser usado para controle ou alarme.
Outorga de Uso de Água
É o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite o uso de recursos hídricos por um prazo determinado.
Palestras e Treinamentos
Realizamos palestras e treinamentos com foco nas áreas de meio ambiente e segurança do trabalho para escolas e empresas.
Plano de Controle Ambiental
É o instrumento que tem por objetivo apresentar o detalhamento dos planos e programas ambientais a serem executados no momento da implantação do empreendimento. Comumente apresentado no momento da solicitação da Licença de Instalação.
Plano de Contingência
É um documento que registra um planejamento para lidar com uma emergência ou risco potencial.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
É um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada.
Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS)
Contemplará ações específicas a serem desenvolvidas no âmbito dos órgãos da administração pública, com vistas à utilização racional dos recursos ambientais, ao combate a todas as formas de desperdício e à minimização da geração de resíduos sólidos
Plano Municipal de Saneamento Básico
Consiste no planejamento integrado do saneamento básico considerando seus quatro componentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e possui o horizonte de 20 anos …
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
É um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.
Programa de Recuperação de Área Degradada
Tem como objetivo apresentar as diretrizes para a recuperação das áreas degradadas, em estudo, desenvolvendo ações de controle, adotando medidas de minimização da ação dos agentes erosivos e recuperação ambiental das áreas afetadas.
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
O EIA/RIMA é uma sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.
Roteiro de Caracterização do Empreendimento (RCE)
É o principal documento técnico apresentado pelo interessado ao requerer a licença ou autorização ambiental, contendo estudos que devem ser elaborados por profissional que detenha habilitação legal para a sua execução
Supressão de vegetação
É o ato de retirar uma porção de vegetação de um determinado espaço urbano ou rural, com o intuito de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para a implantação de atividades, como plantio, construção de empreendimento, pecuária e outros usos alternativos do solo..
Treinamento nas NRs
Com foco nas áreas de meio ambiente e segurança do trabalho.